Ao continuar a aceder ao nosso website, quer dizer que aceita a nossa Política de Privacidade.


Acolhimento dos novos internos

A AIMGFZN dá as boas-vindas aos novos internos de MGF!

Caros nov@s colegas,

 

Sejam muito bem-vind@s à especialidade de Medicina Geral e Familiar e sejam muito bem-vind@s à Região Norte.

 

Certamente que neste momento o caminho que surge à frente vos parece desafiante e incerto. A verdade é que ao longo do vosso percurso serão incontáveis os obstáculos e desafios que terão de ultrapassar. Mas é certo também que serão todos esses desafios que vos serão, sem dúvida, imprescindíveis para o vosso crescimento enquanto Médicos e enquanto Especialistas. Será o contacto com o Doente que vos fará compreender que estão no caminho certo. Será a Empatia, a Comunicação, a compreensão e o encontro com o doente que vos fará ser Médicos de Medicina Geral e Familiar em pleno.

Contudo, não sintam que este é um caminho que vocês farão sozinhos, pois a Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte será sempre um porto seguro para vocês ao longo desta viagem.

 

Efetivamente, é desta entreajuda e partilha que se faz o Internato de MGF. Estabelecendo um paralelismo com o coração, é como se todos nós fôssemos o sincício miocárdico. 

Um sincício é um conjunto de células que se fundem, perdendo parte da sua membrana e formando uma única massa citoplasmática; compreende-se, então, que este sincício, apesar de possuir diversos núcleos, tem a sua atividade coordenada (e não síncrona, notem) de forma a atingir um objetivo comum. Efetivamente, tal como o coração inicia a sua atividade elétrica nas células pacemaker transmitindo-a ao longo de todo o miocárdio, também o internato de MGF tem os órgãos decisores, coordenadores e de representação assim como Intern@s: Intern@s a frequentar um internato de elevada complexidade e de elevado rigor e exigência. 

Tal como o que acontece no miocárdio, o que se pretende é uma atividade elétrica conduzida de forma harmoniosa e coordenada, sem dissociações ou bloqueios, sempre em prol de um Internato justo e produtivo.

E é também neste ponto que surge a AIMGF Zona Norte. A Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte é assim um ponto de encontro para tod@s @s intern@s, um ponto de encontro de partilha científica, partilha formativa, partilha de experiências e vivências. Neste mandato para o biénio de 2022-2023, com uma direção descentralizada e representativa, é objetivo da AI a unificação do internato de MGF da zona Norte, através da criação de um espaço de partilha com oportunidades formativas assim como de um espaço promotor de Medicina além da Medicina.

 

Uma vez mais, sejam muito bem-vind@s e boa sorte neste caminho!

AIMGZN

Últimas Noticias