Grupos de Seguimento COVID-19

 

Caros colegas,

 

A situação atual que vivemos exalta o enorme espírito altruísta que caracteriza os profissionais de saúde. Trabalhar em prol da comunidade, sacrificando a sua própria saúde e a dos seus familiares, com o único objetivo de diminuir as graves consequências que esta pandemia acarreta.

A Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (AIMGFZN) e a Comissão de Médicos Internos de Saúde Pública da Zona Norte (CMISPZN) uniram esforços e apelam à participação e contribuição de todos os colegas para o combate ao COVID-19.

 

Deste modo, serão organizados grupos de trabalho – inicialmente agrupando colegas de acordo com o ACES em que trabalham, mas que poderão ser mobilizados conforme as necessidades –, liderados por colegas de Saúde Pública, responsáveis pela distribuição dos contactos a realizar.

Em linhas gerais, e numa fase inicial, o nosso trabalho passará pela realização de uma entrevista clínica telefónica a doentes que constituam casos suspeitos de infeção pelo COVID-19 identificados pela Saúde Pública e, mediante o risco determinado, fazer o acompanhamento da evolução clínica de cada caso. Qualquer situação que justifique deverá ser notificada ao colega de Saúde Pública responsável pelo grupo.

 

Estima-se que seja necessária uma disponibilidade a rondar as 3h por dia, mas a organização dos turnos será adaptada em cada grupo. Os interessados devem inscrever-se através do preenchimento do seguinte formulário pelo link: https://forms.gle/Yi51UwV2auNvRN1u6

 

Depois da inscrição, serão contactados a curto prazo um melhor esclarecimento das tarefas e organização. Em cada grupo de trabalho será feita uma formação via Skype no dia 15 de março, domingo, ao final da tarde. Relembramos que toda e qualquer atividade deve respeitar os princípios do Código Deontológico da Ordem dos Médicos e do Regulamento Geral de Proteção de Dados.

 

Esta é uma atividade voluntária, não-remunerada, que não deverá interferir com outras tarefas dedicadas ao mesmo propósito. Qualquer dúvida sobre esta iniciativa poderá ser esclarecida através do nosso endereço de e-mail (geral@aimgfzonanorte.pt), com o assunto "Apoio COVID-19".

 

Agradecemos o vosso apoio e disponibilidade.


Mantenham-se unidos, resilientes e prudentes.

Até breve, 

 

 

Luís Filipe Gonçalves 

Presidente da AIMGF Zona Norte 

 

 

Website: http://aimgfzonanorte.pt/

Facebook: https://pt-pt.facebook.com/pg/Aimgfzonanorte

Instagram: https://www.instagram.com/aimgfzn/