Caro colega,


Aproximando-se o final de um internato intensivo, a AIMGFZN não pode deixar de desejar BOA SORTE para a avaliação final. Acima de tudo, desejamos que mantenhas a capacidade de concentração no momento e que nunca percas confiança em ti.  Foram longos anos de um percurso que te tornou no médico que és hoje e não foi em vão, tens a ferramentas do conhecimento contigo, agora é saber aplicar tal como naturalmente fazes na tua prática clínica.

 
Não desanimes, deixaste a marca no teu local de trabalho e estamos certos de que há utentes que desejam poder seguir-te onde quer que vás. Há melhor razão para acreditares em ti? A AIMGFZN acredita que serás um especialista de Medicina Geral e Familiar orgulhoso de todo o teu percurso. Estamos contigo!

 

Cumprimentos,

AIMGFZN

 

Website: http://aimgfzonanorte.pt/

Facebook: https://pt-pt.facebook.com/pg/Aimgfzonanorte

Instagram: @aimgfzn

Caros colegas,

 

Vimos por este meio informar que foi requisitada dispensa de serviço para os internos de 1º ano que participem na 1ª edição do MGF 1.0 à Coordenação de Internato, para a qual se aguarda resposta. Por este motivo, os internos inscritos deverão requisitar comissão gratuita de serviço. Caso a dispensa de serviço seja concedida, o pedido será automaticamente anulado.

 

 

 

Do mesmo modo, vimos recordar que as inscrições para o MGF 1.0 já se encontram abertas!

Para mais informações, verifica o link: https://aimgfzonanorte.pt/eventos/mgf-1-0-informacoes

Para te inscreveres, acede ao link: https://aimgfzonanorte.pt/eventos/inscricao-mgf-1-0

 

Cumprimentos,

AIMGFZN

 

Website: http://aimgfzonanorte.pt/

Facebook: https://pt-pt.facebook.com/pg/Aimgfzonanorte

Instagram: @aimgfzn

Nos dias 20 e 21 de março de 2020, na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, terá lugar a primeira edição do “MGF 1.0”, um curso dedicado aos Internos do 1º ano de Formação Específica de MGF. 

O objetivo deste curso é abordar as principais áreas e programas de intervenção dos Cuidados de Saúde Primários, as plataformas informáticas e a comunicação, de acordo com os objetivos do primeiro ano de internato. Além das sessões teóricas, haverá também workshops práticos sobre temas importantes para a prática clínica.
A AIMGFZN pretende que este seja um evento de introdução, integração e socialização. Como tal, preparou um Programa Social, sobre o qual haverá novidades em breve. 

As inscrições estarão disponíveis a partir das 21h30 do próximo domingo, 23 de fevereiro, através do link: https://aimgfzonanorte.pt/eventos/inscricao-mgf-1-0
As vagas são limitadas e será dada prioridade aos internos de 1º ano da Zona Norte.
O programa encontra-se disponível através do link: https://drive.google.com/open?id=1lIXXUcyQfrV7f2BKRz6TXJ6hGgg9JjTg

Preço de inscrição:
Sócios da AIMGFZN – 25€.
Não Sócios da AIMGFZN – 30€.

 

 


Podes continuar a acompanhar as novidades sobre este e outros eventos através do nosso site http://www.aimgfzonanorte.pt/noticias e das redes sociais:  https://www.facebook.com/Aimgfzonanorte/ | Instagram: @aimgfzn

Se te pretendes tornar sócio, poderás fazê-lo através do link https://www.aimgfzonanorte.pt/torne-se-socio, de forma totalmente gratuita.

 

sexta-feira, 21 fevereiro 2020 19:27 Escrito por

Adiciona este e futuros eventos à tua agenda através da adição do nosso calendário!

Seleciona a opção Agenda no separador Eventos para mais informações.

 

Caros colegas,


Foi publicada pela ACSS a listagem oficial dos candidatos, júris e locais de avaliação final do Internato Médico a decorrer nos meses de Fevereiro/Março.

A mesma pode ser consultada no seguinte link: http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2016/09/Lista-de-Internos-com-Grupo-de-Juri-fev_mar-2020.pdf

Votos de boa sorte a todos os que irão realizar a sua avaliação final!


Cumprimentos,
AIMGF Zona Norte

 

Caros(as) sócios(as),

 

A AIMGF Zona Norte apresentou as questões dos sócios relativas ao Exame Final e CV à diretora da CIMGFZN, Dra. Maria da Luz Loureiro, que elaborou as respostas, as quais estão disponíveis na seguinte hiperligação: 

https://drive.google.com/open?id=1VamKceAlW0c8QHLKAbmb3dXtqBysgXKn

Potenciais dúvidas na sua leitura e interpretação podem ser enviadas para o nosso e-mail geral@aimgfzonanorte.pt .

 

Cumprimentos,

AIMGF Zona Norte

Caros(as) sócios(as),

 

Vimos por este meio publicar as seguintes informações:

 

EXAME FINAL E CV

Foi publicado o documento “Grelha de avaliação documental do Curriculum Vitӕ Exame Final do Internato de MGF” no site da ARS Norte, o qual está disponível a partir da seguinte hiperligação:

http://www.arsnorte.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/01/Grelha_Avaliacao_Documental_CV_Exame_Final_Internato_MGF.pdf

 

Neste sentido, foi criado um formulário Google, totalmente anónimo, para esclarecer as dúvidas potenciais. Este encontra-se disponível na hiperligação abaixo indicada e pode ser preenchido até às 23:59 de segunda-feira, dia 3 de fevereiro de 2020.

https://forms.gle/VXrtqumf7PJHvgcHA

 


 

NOVO PROGRAMA FORMATIVO

O documento “Perguntas a Respostas Frequentes” foi recentemente atualizado e encontra-se disponível na seguinte hiperligação:

http://www.arsnorte.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/3/2020/01/Internato_Medico_FAQ.pdf

 

 

Cumprimentos,

AIMGF Zona Norte

A AIMGF Zona Norte teve início em 1999, fruto de uma ideia da Dr.ª Conceição Outeirinho, então Coordenadora do Internato de Clínica Geral da Zona Norte, para a criação de uma associação em que Internos e ex-Internos de Clínica Geral tivessem um papel ativo na discussão de problemas relativos à sua formação, saídas profissionais e na resolução de problemas relacionados com o internato. De facto, apesar de existirem na altura pequenas organizações de Internos no seio de outras associações, não respondiam da melhor forma aos interesses e necessidades específicas dos Internos de Clínica Geral.

Esta ideia teve eco na Dr.ª Ângela M. Teixeira e na Dr.ª Clementina Quelhas, que acabaram por integrar a Comissão Instaladora da Associação de Internos e Ex-Internos Complementares de Clínica Geral da Zona Norte (AIECCG|ZN), que divulgou o programa de ação e apelou ao incremento da Associação, através de carta aberta dirigida a todos os Internos e ex-Internos da Zona Norte. Após eleições, em 20 de Outubro de 2000, a recém-criada AIECCG|ZN tomou posse. Apesar de não pertencer aos Órgãos Sociais, o Dr. Fernando Ferreira (USF Santo André de Canidelo) desenhou o logotipo da Associação, que passou a ser utilizado nos documentos oficiais até 2010.

Na altura, a Associação estava sediada na Rua Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, local onde decorriam as reuniões. O principal objetivo apontado no programa de ação era relativo à maior defesa do Internato, nomeadamente através do alargamento da duração para 48 meses, da uniformização das avaliações dos Estágios Hospitalares e da edição de uma publicação periódica referente às atividades desenvolvidas. Propôs-se também promover a realização de Cursos, Jornadas e Workshops com vista à formação médica contínua.

De facto, desde a sua criação, a Associação sempre deu apoio, nomeadamente financeiro, à Organização do Encontro de Internos de MGF da Zona Norte, algo que a atual Direção mantém. Além desta atividade, em 2002 e 2003, a Associação organizou em parceria com o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, as 1ªs e 2ªs Jornadas de Neurologia em Medicina Geral e Familiar, onde foram abordados diversos temas de interesse para a nossa especialidade e onde os Internos tiveram oportunidade de participar através da submissão de trabalhos científicos.

Relativamente ao emprego médico dos ex-Internos de MGF, a Associação teve um papel particularmente ativo em Agosto de 2001, aquando da divulgação da distribuição das vagas carenciadas - os Centros de Saúde de Vila Nova de Gaia não tiveram direito à colocação de novos médicos, apesar de no Concelho existirem na altura 50 mil utentes sem Médico de Família. A AIECCG|ZN foi a primeira a denunciar esta situação nos órgãos de comunicação social e numa carta aberta ao Dr. Correia de Campos, na época Ministro da Saúde. No ano seguinte, esta situação foi regularizada. No entanto, como sempre defendeu a Dr.ª Ângela Teixeira, a AIECCG|ZN é uma associação independente e sem qualquer cariz político, pelo que a Associação articula com a Coordenação de Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (CIMGFZN) nos temas relativos ao Internato.

Em Fevereiro de 2006, tomou posse uma nova “equipa”, que manteve os mesmos objetivos inicialmente definidos e que continuou a apoiar a organização do Encontro. Esta Direção, ainda muito “jovem”, presidida pela Dr.ª Susana Moreira, reuniu-se por considerar fundamental ter um papel ativo na própria formação como Internos de MGF e futuros Médicos de Família, mantendo desde o início uma postura ativa e empreendedora. Foi proposta a alteração do nome da Associação para Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (AIMGF Zona Norte), de forma a atualizar a designação da nossa especialidade. Procedeu-se também a uma atualização do visual do nosso logotipo.

As atividades desde então desenvolvidas têm em vista fundamentalmente a formação específica em MGF, através da organização de Workshops e Tertúlias, com significativa adesão por parte dos sócios. No entanto, e como as atividades sociais são também importantes, têm sido organizados jantares e outras atividades promotoras do convívio entre Internos e Orientadores de Formação da Zona Norte. A criação do site da Associação, bem como da revista, são também formas de nos mantermos mais próximos de todos os sócios, facilitando a partilha de informação, que se pretende ser bidirecional.

No futuro, continuaremos a fazer mais e melhor, numa tentativa constante de cumprir cabalmente os objetivos a que os nossos antecessores e nós próprios nos propusemos.

(Adaptado do artigo "História AIMGF" da autoria de Joana Alves)

Direção 2020-2021

Brevemente...

domingo, 29 dezembro 2019 12:46

Agenda

Escrito por

 

Para estarem sempre atualizados com os eventos da AIMGFZN, basta pressionarem o ícone    no canto inferior direito do calendário para adicionarem ao vosso próprio calendário.

 

 

O presente ato eleitoral teve início em 2019-12-13, às 09:00:00, vindo a terminar em 2019-12-14, às 20:00:00, tendo o seu encerramento ocorrido por iniciativa da Comissão Eleitoral definida para o efeito.

 

Esta eleição teve como formas de votação o voto eletrónico, suportado por plataforma com certificado de segurança SSL e dados encriptados. A plataforma dispõe de um sistema automático de contagem de votos cujos resultados apenas são disponibilizados após encerramento do evento por parte da Comissão Eleitoral.

 

Para este processo eleitoral foi constituída, por acordo de todos os mandatários das listas concorrentes, a Comissão Eleitoral composta por:

• Jonathan Pinheiro dos Santos

• Ana Rita Luz Gonçalves

• Filipa Alexandra Lopes Matias

• Miguel Arede Amaro Maciel

 

Esta Comissão Eleitoral atesta a transparência e segurança do presente processo eleitoral.

 

Na presente eleição concorreram as seguintes listas:

• Lista A

 

Na presente eleição obtiveram-se os seguintes resultados:

• Lista A - 45 voto(s)

• Brancos - 7 voto(s)

• Nulos - 0 voto(s)

• Abstenção - 943 eleitor(es)

 

Mais se informa que a lista eleita foi a Lista A.