Sobre Nós

A AIMGF Zona Norte teve início em 1999, fruto de uma ideia da Dr.ª Conceição Outeirinho, então Coordenadora do Internato de Clínica Geral da Zona Norte, para a criação de uma associação em que Internos e ex-Internos de Clínica Geral tivessem um papel ativo na discussão de problemas relativos à sua formação, saídas profissionais e na resolução de problemas relacionados com o internato. De facto, apesar de existirem na altura pequenas organizações de Internos no seio de outras associações, não respondiam da melhor forma aos interesses e necessidades específicas dos Internos de Clínica Geral.

Esta ideia teve eco na Dr.ª Ângela M. Teixeira e na Dr.ª Clementina Quelhas, que acabaram por integrar a Comissão Instaladora da Associação de Internos e Ex-Internos Complementares de Clínica Geral da Zona Norte (AIECCG|ZN), que divulgou o programa de ação e apelou ao incremento da Associação, através de carta aberta dirigida a todos os Internos e ex-Internos da Zona Norte. Após eleições, em 20 de Outubro de 2000, a recém-criada AIECCG|ZN tomou posse. Apesar de não pertencer aos Órgãos Sociais, o Dr. Fernando Ferreira (USF Santo André de Canidelo) desenhou o logotipo da Associação, que passou a ser utilizado nos documentos oficiais até 2010.

Na altura, a Associação estava sediada na Rua Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia, local onde decorriam as reuniões. O principal objetivo apontado no programa de ação era relativo à maior defesa do Internato, nomeadamente através do alargamento da duração para 48 meses, da uniformização das avaliações dos Estágios Hospitalares e da edição de uma publicação periódica referente às atividades desenvolvidas. Propôs-se também promover a realização de Cursos, Jornadas e Workshops com vista à formação médica contínua.

De facto, desde a sua criação, a Associação sempre deu apoio, nomeadamente financeiro, à Organização do Encontro de Internos de MGF da Zona Norte, algo que a atual Direção mantém. Além desta atividade, em 2002 e 2003, a Associação organizou em parceria com o Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, as 1ªs e 2ªs Jornadas de Neurologia em Medicina Geral e Familiar, onde foram abordados diversos temas de interesse para a nossa especialidade e onde os Internos tiveram oportunidade de participar através da submissão de trabalhos científicos.

Relativamente ao emprego médico dos ex-Internos de MGF, a Associação teve um papel particularmente ativo em Agosto de 2001, aquando da divulgação da distribuição das vagas carenciadas - os Centros de Saúde de Vila Nova de Gaia não tiveram direito à colocação de novos médicos, apesar de no Concelho existirem na altura 50 mil utentes sem Médico de Família. A AIECCG|ZN foi a primeira a denunciar esta situação nos órgãos de comunicação social e numa carta aberta ao Dr. Correia de Campos, na época Ministro da Saúde. No ano seguinte, esta situação foi regularizada. No entanto, como sempre defendeu a Dr.ª Ângela Teixeira, a AIECCG|ZN é uma associação independente e sem qualquer cariz político, pelo que a Associação articula com a Coordenação de Internato de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (CIMGFZN) nos temas relativos ao Internato.

Em Fevereiro de 2006, tomou posse uma nova “equipa”, que manteve os mesmos objetivos inicialmente definidos e que continuou a apoiar a organização do Encontro. Esta Direção, ainda muito “jovem”, presidida pela Dr.ª Susana Moreira, reuniu-se por considerar fundamental ter um papel ativo na própria formação como Internos de MGF e futuros Médicos de Família, mantendo desde o início uma postura ativa e empreendedora. Foi proposta a alteração do nome da Associação para Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (AIMGF Zona Norte), de forma a atualizar a designação da nossa especialidade. Procedeu-se também a uma atualização do visual do nosso logotipo.

As atividades desde então desenvolvidas têm em vista fundamentalmente a formação específica em MGF, através da organização de Workshops e Tertúlias, com significativa adesão por parte dos sócios. No entanto, e como as atividades sociais são também importantes, têm sido organizados jantares e outras atividades promotoras do convívio entre Internos e Orientadores de Formação da Zona Norte. A criação do site da Associação, bem como da revista, são também formas de nos mantermos mais próximos de todos os sócios, facilitando a partilha de informação, que se pretende ser bidirecional.

No futuro, continuaremos a fazer mais e melhor, numa tentativa constante de cumprir cabalmente os objetivos a que os nossos antecessores e nós próprios nos propusemos.

(Adaptado do artigo "História AIMGF" da autoria de Joana Alves)

Direção

Presidente

Jonathan dos Santos

USF Terras de Souza

Secretária

Rita Luz

USF Santo André de Canidelo

Tesoureira

Filipa Filipe

USF Renascer

Vogais

Andreia Marques

USF São João de Sobrado

Catarina Nogueira

USF de Fânzeres

Cláudia Almeida

USF de Fânzeres

Cristina Neves

USF do Mar

Fabiana Peixoto

USF Odisseia

Filipa Matias

USF Novo Sentido

João Carvalho

USF Alpendorada

João Palas

USF Ao Encontro da Saúde

Lígia Massena

USF Nova Via

Mariana Bessa

USF Vale do Vouga

Mariana Relvas

USF Porto Centro

Miguel Alves

USF Nova Via

Assembleia Geral

Presidente da Mesa

Patrícia Fernandes

USF S. Bento

Vice-Presidente da Mesa

Pedro Couto

USF Valongo

Secretária da Mesa

Margarida Moreira

USF das Ondas

Conselho Fiscal

Presidente

Rosa Barreira

USF Valongo

Secretária

Alexandra Duarte

USF São João de Sobrado

Secretário

Pedro Mendes

USF Valongo